Grunge: Tópico Oficial

Fórum para se falar sobre qualquer merda que vocês escutem que não seja uma merda vinculada ao metal.

Moderadores: FallenAngelx, GoncaloBCunha, drustann

Qual sua banda grunge favorita?

Pearl Jam
0
Nenhum voto
Nirvana
4
36%
Soundgarden
0
Nenhum voto
Alice In Chains
6
54%
Screaming Trees
0
Nenhum voto
Green River
0
Nenhum voto
Mother Love Bone
0
Nenhum voto
Stone Temple Pilots
0
Nenhum voto
Hole
0
Nenhum voto
Melvins
0
Nenhum voto
Mudhoney
0
Nenhum voto
Outra
1
9%

Total de Votos : 11

Grunge: Tópico Oficial

Mensagempor INGVARR em 22 Out 2015, 14:29

Aí está um dos movimentos (Grunge não é "estilo", ok?) musicais que mais me atrai a atenção. A variedade musical das bandas da era Grunge é imensa. Você tem coisas bem pesadas, que flertam com o metal, como Soundgarden e Alice In Chains, algo puxado para o punk rock, como Nirvana e os primeiros álbuns do Screaming Trees, flertes com o pop rock em basicamente a maioria das bandas do movimento, como o Pearl Jam, a fase final do Screaming Trees, hard rock na música do Mother Love Bone e Blind Melon, etc. Além disso, há várias bandas pertencentes àquela geração que quase nunca são discutidas ou lembradas. Falo de excelentes grupos como Candleblox, Puddle Of Mudd, Days Of The New, Gruntruck, Skin Yard, etc.

Há também a geração chamada post-Grunge, que traz grupos como Stone Temple Pilots, L7, Foo Fighters, Creed, Godsmack, etc., que fazem um som mais ou menos na linha de suas antecessoras.

E o que falar de supergrupos como Temple Of The Dog e Mad Season, que entraram para a história do rock com apenas um álbum cada uma!?

Elencarei as principais bandas numa enquete. Votem em sua favorita! Minha predileta é o Alice In Chains. Sem dúvida alguma.
INGVARR

Data de registro: 04 Jan 2013, 10:36
Banda favorita: Iron Maiden - Metallica - GN'R

Re: Grunge: Tópico Oficial

Mensagempor JEAN HVMT em 22 Out 2015, 15:16

Também prefiro o Alice in Chains (apesar de não curtir o movimento dos chapados de Seattle como um todo).
Imagem
JEAN HVMT

Data de registro: 01 Out 2011, 11:07
Banda favorita: Iron Maiden

Mensagempor Kpetão em 22 Out 2015, 15:28

Som de bunda mole.
Imagem
Kpetão

Data de registro: 08 Fev 2004, 20:05
Banda favorita: Metallica

Mensagempor Toncore em 22 Out 2015, 15:47

Eu passei a gostar anos depois da onda passar, na época achava uma merda mesmo sem ouvir :blub:
Minhas preferidas são Soundgarden e AiC. E post-grunge é uma aberração.
Toncore

Data de registro: 10 Ago 2004, 14:47
Banda favorita: Banda de Pífanos de Caruaru

Mensagempor Desert Doom em 23 Out 2015, 02:58

Nirvana melhor banda, obviamente.
Desert Doom

Data de registro: 22 Out 2015, 02:35
Banda favorita: Kyuss

Mensagempor PoisonGodmachine em 23 Out 2015, 10:56

Nirvana tem uns sons legais, nada demais.
Alice in Chains é a melhor dessas aí, sem dúvida.
Imagem
PoisonGodmachine

Data de registro: 20 Abr 2004, 20:36

Mensagempor Toncore em 23 Out 2015, 13:36

Desert Doom escreveu:Nirvana melhor banda, obviamente.

quotando não pelo Nirvana, mas pelo avatar :blub:
Toncore

Mensagempor Valderrama em 23 Out 2015, 20:00

das banda citadas a que eu mais ouvi foi o primeiro album do Nirvana
Imagem

coloca aí no 22:00min e assiste e vê um filho da puta que sobe no palco estragando a musica
Imagem
Valderrama

Data de registro: 24 Abr 2013, 14:38
Banda favorita: IRON PEIDA

Mensagempor INGVARR em 24 Out 2015, 00:17

É o mais fraco do Nirvana, mas, mesmo assim é um tesão. "Blew" é tipo uma maldição que não importa quantas vezes você ouça; jamais enjoa.
INGVARR

Mensagempor drustann em 24 Out 2015, 00:19

Comecei a ouvir música pra valer em 1992 e o grunge era O Som. Eu, com doze anos, me transformei num grungeboy cabeludo, com bermudão, camisa xadrez e tênis cano alto. Ouvia muito Pearl Jam (que era minha favorita na época), AiC, Soundgarden e tudo mais. Em '94 eu parei com tudo isso e nunca mais voltei a ouvir nada do movimento.
Anos depois revisitei as bandas que eu ouvia (+ Sonic Youth, Melvins e outras) e só consegui curtir MESMO Alice in Chain e Soundgarden. Ainda ouço o Ten e o Versus, do Pearl Jam, mas é mais por memória afetiva. Também gosto do Nevermind, mas é a única coisa que consigo curtir do Nirvana hoje em dia.

PS: Nunca fui superfã do Nirvana, mas chorei com a morte do Kurt. Mesmo não sendo fã o cara era meio que o ícone da minha geração e sua morte foi muito impactante.
drustann

Data de registro: 04 Out 2003, 02:04

Mensagempor INGVARR em 24 Out 2015, 00:23

Pra você, quem é o melhor cantor da era grunge? Pra mim, indiscutivelmente Mark Lanegan. Gosto muito do Chris Cornell no "Temple Of The Dog" e no "Badmotorfinger", mas, pra mim, Lagenan é "O Cara".
INGVARR

Mensagempor drustann em 24 Out 2015, 01:14

Cara, que difícil. Lanegan tem uma voz muito agradável e tem um estilo próprio. Cornell acho que era o mais técnico, o bicho dava uns agudos difíceis, tipo na Jesus Chris Pose ou Hands All Over enquanto o Layne Staley tinha um vocal muito característico; era uma voz que você ouvia e falava "ah, é o carinha lá do Alice in Chains" e isso é muito difícil de se conseguir.
Acho que o melhor, tecnicamente falando, é o Cornell, mas meu favorito é o Layne.
drustann

Mensagempor INGVARR em 24 Out 2015, 01:19

Não creio que o Cornell era técnico. Hoje em dia ele é. Naquela época os caras faziam tudo no pelo. A voz dele é daquele jeito, mesmo. Ele usa muito bem certas regiões das cordas vocais e, mais impostação, consegue aqueles agudos fudidos. O Lanegan é o cara da voz grave e quando inventa de berrar manda muito bem. Dá pra ver isso nos discos iniciais do Screaming Trees.
INGVARR

Mensagempor Toncore em 28 Out 2015, 15:43

A voz do Cornell é uma das minhas favoritas envolvendo qualquer estilo musical
Toncore

Mensagempor PoisonGodmachine em 30 Out 2015, 13:29

Odeio a voz do Cornell. :erk:
Só gosto na Black Hole Sun, e algumas (poucas) outras do Soundgarden.
Audioslave tem algumas músicas decentes, mas não me agrada muito.
Imagem
PoisonGodmachine

Data de registro: 20 Abr 2004, 20:36

Mensagempor INGVARR em 30 Out 2015, 14:54

Em certas músicas atuais ele não canta; ele reza. E eu implico com isso. Mas na fase de ouro dele, no "Badmotorfinger" e "Temple Of The Dog" eu acho que ele era o melhor vocalista de rock da época. Meu favorito-always é o Bruce Dickinson, mas não acho que na primeira metade dos anos 1990 ele estava em seu melhor, ainda que eu curta muito as performances.
INGVARR

Mensagempor Funebre em 04 Dez 2015, 23:39

Porra Ing chamar L7 de pós grunge é de lascar :lol:

Pra mim as melhores bandas são L7, Soundgardem, A.I.C o album grunge que mais ouvi na vida foi o badmotorfinger

E o Cornell é um Deus de seatle a voz dele é foda.
Funebre

Data de registro: 04 Abr 2004, 17:34
Banda favorita: Discharge / Reginaldo Rossi

Mensagempor INGVARR em 05 Dez 2015, 04:24

Ué? Que diabos o L7 é? Vivi até hoje com a ideia de que era post-grunge (ou agregado, porque não sei se as gurias são de Seattle). Mas eu me confundo com esses raios e estilo, mesmo. Eu mesmo não dou bola para isso. É moleza você me ver ouvindo Oasis e Death na sequência. Veja as confusões que já arrumei com o tal de post-metal que até há uma semana eu achava que era tudo doom. :roll:

E o "Badmotorfinger" não é apenas o melhor disco do Soundgarden, como é também um dos melhores do rock dos anos 1990 e de todo o movimento Grunge. Minha favorita desse álbum é "Slaves & Bulldozers". Aquela coisa é demais. Um peso do caralho com os berros do Cornell. "Room A Thousand Years Wide" também é fodona! E "Somewhere" me lembra praia, sei lá por quê. Me sinto dirigindo numa orla tranquila no fim da tarde escutando aquela música quando ela toca.

E sobre o Alice In Chains, o que tem achado dos dois últimos discos da "nova banda"? Eu achei os dois trabalhos demais. Curto muito a voz do Cantrell e acho que a do Duvall combinou bastante com o que eles estão fazendo.
INGVARR

Mensagempor drustann em 05 Dez 2015, 20:19

Acho que L7 é grunge (elas estavam com tudo quando em 91/92, vide a presença dela no Hollywood Rock) com o que chamam de "Riot Grrrl" que é som de bandas só com mulher que é bem raivoso e que tem um viés feminista.
drustann

Mensagempor Funebre em 07 Dez 2015, 12:40

O grunge foi um estilo liderado pelas bandas de Seatle do fim dos anos 80/90 e lançados pela gravadora Sub pop ( que lançou os albuns do The Jesus and Mary Chain (essa eu conheço nada praticamente), L7, Nirvana, Soundgarden, Sunny Day Real Estate, Muhoney).

O pós grunge é praticamente tudo que veio depois de 96 onde as bandas já tinham uma linha mais comercial (menos barulhenta) e que dá para enquadrar o Foo Fighters (até ai normal) mas pega um Nickelback (que é do Canadá!) e vai até mais longe com Cake, Bush, Suga Ray, Smash Mouth e até um Three Days Grace hoje em dia.

Pra mim a tríplice coroa do Grunge é o Nevermind, Badmotorfinger e o Ten (mesmo eu não gostando deste ultimo) fui começar a ouvir o Nirvana a uns 2 anos já que nessa época eu não suportava a banda e hoje tenho plena convicção que a banda era um estrondo musical mesmo e não a bandinha de merda que eu considerava.

Sobre o Alice In Chains eu achei maravilhosa a volta deles, eles agradam os grungers, os rockerios e até o pessoal que curte Doom (tem aqui um ex membro chamado Coroner que tem uma banda de Death metal e sempre que você pergunta de Alice In Chains para ele ele desce elogios a banda dizendo que eles são a única banda de grunge no metal Archives e que só esta contestação já basta! :lol: ).
Editado pela última vez por Funebre em 07 Dez 2015, 13:39, no total de 2 vez
Funebre

Data de registro: 04 Abr 2004, 17:34
Banda favorita: Discharge / Reginaldo Rossi

Mensagempor INGVARR em 07 Dez 2015, 13:11

Jesus And Mary Chain é escocês - e um tesão de banda. Mas não acho que tenha qualquer coisa a ver com grunge.
INGVARR

Mensagempor Beast Mode em 03 Jan 2016, 23:39

Votei em AiC, mas Nirvana foi sensacional também.
Soundgarden é legal e Pearl Jam é horroroso.
You have failed this city
Beast Mode

Data de registro: 21 Out 2009, 14:45
Banda favorita: At the Gates

Mensagempor stormlord_ em 16 Dez 2017, 01:05

Tópico velhão, mas como gosto de grunge, vou dar meu pitaco.

Indo direto o ponto, Nirvana é uma de minhas bandas favoritas, no geral, mesmo. E também gosto das demais principais bandas de Seattle, Soundgarden, Aic e Pearl Jam -mas desse último, só os primeiros trabalhos. Acho que o som dos anos 80 estava ficando saturado pelo final da década, o rock estava precisando de um chute na bunda e o grunge fez isso.

Curiosamente, eu sempre gostei da banda e acho a voz do Kurt do caralho, mas nos longínquos anos 90 eu tive uma breve fase de querer ser "conservador" e não admitia essas coisas entre meus amigos mais voltados a metal e rock classico. Enfim, coisas de adolescente...
stormlord_

Data de registro: 14 Dez 2017, 19:34

Retornar para Non-Metal