Black Metal Norueguês: quem foi mais tr00?

Fórum para discussões sobre bandas de heavy metal, thrash, death, melódico e todas as ramificações desse estilo.

Moderadores: FallenAngelx, GoncaloBCunha, Drustann

Black Metal Norueguês: quem foi mais tr00?

Mensagempor Vikström em 16 Jun 2018, 22:12

Tópico bobo, mas ouvia os debut do Emperor e do Mayhem e fiquei pensando: qual dessas bandas teria sido a mais extrema no início? Melhor ainda: qual das bandas da cena norueguesa de início a meados dos anos 90 lançou os discos mais sujos, ríspidos, frios, agressivos etc da cena?

Lembrando que muita banda mudou drasticamente de gênero (Ulver, Arcturus, Enslaved, In the Woods), mas originalmente mandava uma desgraceira violenta.

Algumas bandas daquela época, pra ajudar a lembrar:

Ancient
Arcturus
Burzum
Carpathian Forest (aka Enthrone)
Darkthrone
Emperor
Enslaved
Gehenna
Gorgoroth
Hades/Hades Almighty
Immortal
In the Woods...
Mayhem
Satyricon
Taake (as Thule)
Thorns (aka Stigma Diabolicum)
Thou Shalt
Ulver
Vikström

Data de registro: 11 Jun 2005, 14:26

Re: Black Metal Norueguês: quem foi mais tr00?

Mensagempor Drustann em 16 Jun 2018, 22:35

Acho que de malvadeza real, o Mayhem tá lá na frente; apesar de que todo mundo do Emperor, menos o Ihsahn, foi preso e isso diz muito sobre eles :lol:
Agora, musicalmente acho que o Darkthrone (principalmente no Transilvanian Hunger) e o Ulver (no Nattens madrigal) foram as mais extremas, apesar de que o Des Mysteriis também é bem torto e o vocal do Attila deixa tudo mais tétrico ainda.
Drustann

Data de registro: 04 Out 2003, 02:04

Mensagempor Fringway em 18 Jun 2018, 09:23

Eu acho que o Nattens madrigal do Ulver é realmente o mais extremo. Mesmo a versão remasterizada do álbum é um tiro de canhão na cabeça. O Des Mysteriis é malvadão, mas não chega perto, em termos de bagaceira, do Nattens.
Editado pela última vez por Fringway em 18 Jun 2018, 13:58, num total de 1 vezes
"Sing... And celebrate the chaos of this canvas that is night
Sing... But strike a chord of dissonance when harmony betrays to lure you blind into the light"
Fringway

Data de registro: 12 Set 2005, 22:04

Mensagempor Funebre em 18 Jun 2018, 12:50

Como o Drusta falou na malvadeza real Mayhem sempre será imbativel, agora na barulheira mesmo fico entre o Darkthrone e o Burzum e o Immortal que eram bem agressivos sonoramente.

Tem uma porrada de banda agressiva mas que tinha umas firulas no som (Emperror, Ancient, Dimmu, Enslaved, Satyricon), acredito que se o primeiro do Emperror (pois pra mim aquilo é a definição raiz de campeonato de barulho) fosse mais bem gravado ele seria um páreo duro para a trinca que eu citei.
Funebre

Data de registro: 04 Abr 2004, 17:34
Banda favorita: Discharge / Reginaldo Rossi

Mensagempor Monochromatic Stains em 18 Jun 2018, 15:45

Mais trOO fico com o De Mysteriis Dom Sathanas, mas é algo difícil de dizer porque até a época que saiu o De Mysteriis (1994) o Burzum já tinha lançado 3 discos bons, Darkthrone já tinha lançado A Blaze in the Northern Sky, Under a Funeral Moon e Transilvanian Hunger e um ano depois o Panzerfaust, Satyricon lançou o Dark Medieval Times, Immortal já tinha lançado o Diabolical Fullmoon Mysticism e Pure Holocaust. Isso se falar nos primeiros do Emperor, Gorgoroth, Ulver...
" I’m not interested in writing short stories. Anything that doesn’t take years of your life and drive you to suicide hardly seems worth doing. " Cormac McCarthy
Monochromatic Stains

Data de registro: 10 Dez 2005, 23:09

Mensagempor Drustann em 18 Jun 2018, 19:04

Estranho isso da banda que era a ponta de lança de todo o movimento ser uma das últimas a lançar o debut, né? Já li a respeito do porquê o Mysteriis demorar tanto para sair, mas acabei esquecendo o motivo.
Drustann

Mensagempor Funebre em 18 Jun 2018, 21:41

Não foi por causa da morte do Dead e das constantes mudanças na formação?
Funebre

Mensagempor Fringway em 18 Jun 2018, 21:49

Salvo engano, eles também ficaram sem baixista até que o Vaguinho concordasse em gravar o álbum!
Editado pela última vez por Fringway em 18 Jun 2018, 21:52, no total de 2 vez
Sing... But strike a chord of dissonance when harmony betrays to lure you blind into the light"
Fringway

Mensagempor Drustann em 18 Jun 2018, 21:52

Não sei se é isso. O Dead morreu em 91 e o debut deles é de 94. Três anos de hiato é muita coisa. Aconteceu o mesmo com o Exodus: os caras começaram todo o movimento com o Metallica e cia, mas foi a última daquele pessoal a lançar algo. Alguns dizem que se o debut deles saísse antes eles seriam maior hoje em dia. O mesmo eu vejo acontecendo com o Mayhem: eles são muito respeitados e todo mundo que se interessa pelo estilo vai inevitavelmente ouvir o Mysteriis, mas acho ele pouco comentado perto dos álbuns do Burzum e Darkthrone.
Drustann

Mensagempor Fringway em 18 Jun 2018, 21:54

Eu tinha editado o post anterior, mas como o Dru postou depois da minha edição, trago o comentário pra cá.

Falando em tr00eza, vou fazer uma pergunta mamilos: sou só eu que prefere a qualidade da gravação do Darkthrone no Soulside Journey?
Fringway

Mensagempor Vikström em 18 Jun 2018, 22:05

Morte do Dead, assassinato do Euronymous e as idas e vindas internas, até onde sei. Aparentemente era bem difícil lidar com o certos egos, tanto que a coisa começou a caminhar quando a banda não tinha nem ele, nem Dead, nem Varg.

Esse primeiro álbum do Mayhem foi tão problemático que tem uma galera envolvida, cada um tendo tomado uma parte nas composições, a depender da época: Dead, Euronymous, Necrobutcher, Hellhammer, Manheim, Varg, Blackthorn e Attila. Pra uma banda que tinha, normalmente, três integrantes, é uma confusão danada. É o álbum mais maldito da cena provavelmente.

Mas dessa galera aí acho que os mais bagacentos são o Nattens madrigal (Ulver) e os do Darkthrone, que pra mim definiu o black metal com aquela sequência de álbuns no início e meio dos anos 90. Entre A Balze in the Northern Sky e Panzerfaust foi só clássico.
Vikström

Mensagempor Funebre em 18 Jun 2018, 22:32

Fringway escreveu:Eu tinha editado o post anterior, mas como o Dru postou depois da minha edição, trago o comentário pra cá.

Falando em tr00eza, vou fazer uma pergunta mamilos: sou só eu que prefere a qualidade da gravação do Darkthrone no Soulside Journey?

Acho uma das melhores produções da época também, depois por causa da influência do Euronymous tudo ficou muito tosco, até hoje o único album do Darkthrone que não me desce é o Transivanian por causa daquele som horrível.

Drustann escreveu:Não sei se é isso. O Dead morreu em 91 e o debut deles é de 94. Três anos de hiato é muita coisa. Aconteceu o mesmo com o Exodus: os caras começaram todo o movimento com o Metallica e cia, mas foi a última daquele pessoal a lançar algo. Alguns dizem que se o debut deles saísse antes eles seriam maior hoje em dia. O mesmo eu vejo acontecendo com o Mayhem: eles são muito respeitados e todo mundo que se interessa pelo estilo vai inevitavelmente ouvir o Mysteriis, mas acho ele pouco comentado perto dos álbuns do Burzum e Darkthrone.

Mas pense bem, quando os caras gravaram o Deathcrush a formação era totalmente diferente do De Mysteriis, no doc Pure Fucking Mayhem o Manheim não estava contente com o direcionamento da banda e todo aquele fuor em volta do Euronymous o Messiah foi na mesma pegada.

O único que ficou firme e forte até a gravação do De Mysteriis foi o Necrobutcher que fala que quando o Dead morreu e toda a insanidade do Euronymous foi a gota água pra ele e ele.
Funebre

Mensagempor Kpetão em 19 Jun 2018, 16:14

Não existe, na música, nada mais extremo - no aspecto humano - que o De Mysteriis Dom Sathanas.

É o único disco em que assassinado e assassino trabalharam juntos.

E vocês estão citando discos e esquecendo das demos. Se querem ouvir barulho tosco, violento e sem sentido, tem que ir nas demos.

Pure Fucking Armaggedom (1986) do Mayhem
Land of Frost (1988) e a Thulcandra (1989) do Darkthrone (que parecia mais Death Metal do que Black)
Yggdrasill (1992) do Enslaved
A demo do Immortal (1991) (que não tem nome)
Imagem
Kpetão

Data de registro: 08 Fev 2004, 20:05
Banda favorita: Metallica

Mensagempor Vikström em 19 Jun 2018, 17:14

Se não contar os álbuns, tem muito lançamento importante também.

Mayhem:
- Deathcrush (1987) EP
- Live in Leipzig (1993)

Satyricon
- All Evil (1992) demo
- The Forest is my Throne (1993) demo

Emperor
- Wrath of the Tyrant (1992) demo
- split com Enslaved (1992)

Thorns
- Grymyrk (1991) demo (Blackthorn aqui, junto do Euronymous no Mayhem, definicu o som do BM clássico com tremolo picking)
- Trøndertun (1992) demo

Gorgoroth
- A Sorcery Written in Blood (1992) demo

Carpathian Forest
- várias demos e EPs entre 1992 e 1995
Vikström

Mensagempor Vikström em 19 Jun 2018, 17:15

Durante alguns anos o meu favorito desses primeiros álbuns aí era o Dark Medieval Times, do Satyricon. Hoje não é mais, mas tenho grande consideração por esse começo dos caras. A faixa-título com aquela melodia hipnótica do meio pro final tem o poder de grudar na sua mente de uma forma absurda.

Vikström

Mensagempor Drustann em 19 Jun 2018, 18:13

Comi bola aqui, tinha esquecido que o Mysteriis era póstumo e saiu após a morte do Euronymous, tanto é que diminuíram o som do baixo.
Drustann

Mensagempor Funebre em 20 Jun 2018, 11:46

Não me recordo agora, mas naquele E.P que foi lançado a um tempo atrás pelo Mayhem o Life Eternal, dá pra ouvir o som do Baixo melhor?
Funebre

Retornar para Heavy Metal