Fringway escreveu:Não sei quanto a vocês, mas, como alguém que gosta de ler, sempre tive um fascínio por dicionários. Apesar disso, sempre me aproveitei da facilidade - e, diga-se de passagem, da gratuidade - de consultar o Priberam na internet e no celular. Acontece que, um dia desses, eu estava escrevendo um texto e tive uma dúvida sobre qual seria a regência nominal adequada de determinada palavra e fiquei igual um maluco atrás de uma resposta. No final das contas, acabei achando a resposta em um outro dicionário online que eu costumo usar, mas do qual eu tinha esquecido: o Aulete.
O interessante nisso, é que, ao longo dessa busca, passei por muitos dicionários, alguns online e outros físicos, que tenho aqui em casa, e por algumas gramáticas, o que me fez pensar o quanto cada dicionário tem suas particularidades, seus pontos positivos e seus pontos negativos, o que chega a minha pergunta: vocês têm algum dicionário da língua portuguesa de preferência?
Eu sei que o Aurélio, o Priberam e o Houaiss são os preferidos da galera, seja pela gratuidade, seja pela extensão, mas na minha busca por um dicionário básico de consulta, eu me deparei com ótimas opções, como o excelente Aulete, que, além de sua forma física, também pode ser consultado de graça online (e ele ainda tem algumas interessantes funções: aponta opções de antônimos, origem etimológica, regência nominal e verbal, dentre outros); o Michaelis (que não é tão bom assim, mas também pode quebrar o galho); e, fora do mundo virtual, o Dicionário da UNESP, que tem a interessante característica de utilizar, como exemplos do vocabulário, palavras tiradas de seu acervo, mas cuja última edição é infelizmente de 2005.
Mas e vocês, têm alguma outra preferência?
Físico gosto bastante do Aurélio, virtual tenho o Houaiss instalado aqui no PC, costumo usar muito para saber acento de certas palavras, significados e a maneira correta de escrevê-las. O bacana dele é que mostra a origem etimológica das palavras, o sinônimo, conjugação de verbos, coletivos, vozes de animais e etc. Ele está em conformidade com o Acordo Ortográfico que entrou em vigor em 2009. Quando não acho o que procuro nele, uso estes online principalmente para saber a regência e concordância nominal e verbal de uma frase. Creio que já tenha usado esse Aulete há um bom tempo.
Michaelis já usei também, mas a versão física. O Priberam uso ele no Kindle que é o dicionário padrão do aparelho. Tenho uma raridade aqui que meu pai me deu da época de escola dele, antigamente o Ministério da Educação e Cultura distribuía para cada aluno um dicionário chamado Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, com capa dura preta e escritos em dourado estilo livros clássicos. Obviamente, muitas palavras que estão ali mudaram a grafia, o significado e etc. Tenho um dicionário aqui de Latim também, em determinada época tinha curiosidade de saber o significado de palavras em Latim.
Gosto bastante de gramática, lembro que nos tempos de colégio tinha uma que era considerada a melhor da época, cheia de exemplos e ilustrações,